2010 / 2012 – Planejamento e análise de desempenho de tecnologias de acesso para inclusão digital utilizando a infra-estrutura de telecomunicações do programa NAVEGAPARÁ: estudo baseado em aplicações de T-LEARNING

Diego Lisboa Cardoso – Integrante / Carlos Renato Lisboa Francês – Coordenador / João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa – Integrante / Marcelino Silva da Silva – Integrante / Marcos César da Rocha Seruffo – Integrante / Adamo Lima de Santana – Integrante / Jorge Antonio Moraes de Souza – Integrante.

Este projeto denota a realização de estudos e análises de avaliação de desempenho, no sentido de: (i) avaliar a utilização da rede do NAVEGAPARÁ como canal de retorno para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital – SBTVD; (ii) avaliar a qualidade dos serviços oferecidos, levando em consideração as perspectivas do usuário final e da rede; (iii) propor alternativas tecnologias para futura expansão da rede, tanto em relação a área de abrangência quanto em relação a capacidade da rede; (iv) investigar extrapolações e extrações de padrões de aplicações de teleducação e telessaúde, a partir da utilização de técnicas de mineração de dados, otimização e simulação discreta..

Universidade Federal do Pará – Campus profissional.

R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110, Anexo do Laboratório de Engenharia Elétrica (LEEC), sala 24

Email: lpo.ufpa@gmail.com

Desenvolvido por Flávio Moura