Projetos atuais

  • Todos os projetos
  • Projeto de extensão
  • Projeto de ensino
  • Projeto de desenvolvimento
  • Projeto de pesquisa


Diego Lisboa Cardoso - Coordenador / Marcelino S. da Silva - Integrante / Carlos André de Mattos Teixeira - Integrante.

A indústria/mercado cada vez mais cobra dos profissionais recém-formados uma formação voltada à resolução de problemas reais e com os métodos e formalismos que necessitam as atividades realizadas nestas áreas. Para alcançar este objetivo, a academia vem fazendo uso de técnicas de Aprendizagem Ativa, que visam realizar atividades interdisciplinas e integradas com o foco na formação acadêmica profissional dos discentes. Neste sentido, o projeto proposto pretende inserir os alunos dos cursos de Computação da UFPA em um ambiente seguindo o modelo de ?Fábrica de Software?, para a realização de atividades de desenvolvimento de software por meio de uma integração docentes discentes na execução de projetos reais.


Diego Lisboa Cardoso - Coordenador / Ádamo de Lima Santana - Integrante / Carlos André de Mattos Teixeira - Integrante.

Resumo A indústria/mercado cada vez mais cobra dos profissionais recém-formados uma formação voltada à resolução de problemas reais e com os métodos e formalismos que necessitam as atividades realizadas nestas áreas. Para alcançar este objetivo, a academia vem fazendo uso de técnicas de Aprendizagem Ativa, que visam realizar atividades interdisciplinares e integradas com o foco na formação acadêmica-profissional dos discentes. Neste sentido, o projeto proposto pretende aumentar o interesse na participação dos alunos do curso de Engenharia da Computação e Engenharia Civil na elaboração de projetos arquitetônicos utilizando-se de impressoras 3D, tornando a implementação mais palpável nas disciplinas de ambos os cursos, por consequência, despertar o interesse ao ensinar uma das grandes áreas de pesquisa e desenvolvimento da área de computação.


 Diego Lisboa Cardoso - Coordenador / Adamo Lima de Santana - Integrante / Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior - Integrante.

O referido projeto propõe o desenvolvimento de um sistema ludo-educativo para, através do uso de um jogo educativo, auxiliar o aluno no proceso de aprendizado de disciplinas a área de programação de computadores. Com este objetivo, o projeto estipula a capacitação de alunos de uma escola pública da Região Metropolitana de Belém e de cursos de computação da UFPA; desta forma estendendo seus conhecimentos e motivando-os a seguirem na área de Computação, particularmente em cursos de engenharia.


Diego Lisboa Cardoso - Integrante / Ádamo de Lima Santana - Coordenador.

A indústria/mercado cada vez mais cobra dos profissionais recém-formados uma formação voltada à resolução de problemas reais e com os métodos e formalismos que necessitam as atividades realizadas nestas áreas. Para alcançar este objetivo, a academia vem fazendo uso de técnicas de Aprendizagem Ativa, que visam realizar atividades interdisciplinas e integradas com o foco na formação acadêmica-profissional dos discentes. Neste sentido, o projeto proposto pretende inserir os alunos dos cursos de Computação da UFPA em um ambiente seguindo o modelo de Fábrica de Software , para a realização de atividades de desenvolvimento de software por meio de uma integração docentes-discentes na execução de projetos reais.


Diego Lisboa Cardoso - Integrante / Carlos Renato Lisboa Francês - Coordenador / Marcelino Silva e Silva - Integrante / Joao Crisostomo Weyl Albuquerque Costa - Integrante / KURIBAYASHI, HUGO - Integrante.

Inspeções, monitoramento e supervisão de estruturas complexas, como as presentes em Usinas Hidrelétricas, atualmente requerem um combinação de informações provenientes de várias fontes diferentes, formatos e volumes diversos, o que insere um grau de complexidade para a extração de padrões e conhecimento. No que tange ao monitoramento da "saúde" de estruturas civis (na literatura especializada referida como Structural Health Monitoring - SHM), o atual estado-da-arte aponta para a utilização de machine e deep learning para reconhecimento de tais padrões, combinando dados de sensoriamento, imagens, vídeos, bases relacionais e dados obtidos a partir de inspeções in loco. Este projeto apresenta uma estratégia que permite combinar dados dessas diversas fontes, com vistas à extração de padrões, correlações de variáveis, prospecção de cenários e predições, de forma a tornar mais aprimorada a tomada de decisão das equipes envolvidas. Assim, pretende-se conceber e implementar um sistema de apoio à tomada de decisão, fim-a-fim, que obtém dados de diversas fontes (sensores, VANTs e de equipes de inspeção), torna-os interoperáveis, aplica técnicas de machine e deep learning e disponibiliza conhecimento e padrões úteis para a tomada de decisão.

Mais

End of Content.

Universidade Federal do Pará – Campus profissional.

R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110, Anexo do Laboratório de Engenharia Elétrica (LEEC), sala 24

Email: lpo.ufpa@gmail.com

Desenvolvido por Flávio Moura

Pular para o conteúdo