2020 / 2021 – Utilização de jogos educacionais como ferramenta de ensino-aprendizado


Marcos Cesar da Rocha Seruffo – Integrante / Marcelino Silva – Coordenador / Lúcio Leandro Cruz de Oliveira – Integrante.

O celular, antes causador de punição quando usado em ambiente escolar, hoje ocupa de forma gradativa seu lugar dentro das salas de aula, pois, entendeu-se a necessidade e valorização, quando utilizado da maneira correta e comedida, ou seja, como agregador. Em 2016, 52% das escolas do Brasil utilizavam o aparelho celular em alguma atividade com seus alunos. [Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), 2017], sabendo disso, é de extrema importância conscientizar a população sobre os benefícios de utilizá-lo para fins educacionais e como conseguir aplicar ações educacionais como essas, por isso, é necessário capacitar profissionais de diversas áreas para conseguirem criar cada vez mais aplicações mobile. Aliado ao exposto, este projeto visa prosseguir capacitando tecnologicamente profissionais que querem realizar ações educativas com a sociedade, tendo como objetivo orientar estudantes e profissionais sobre as formas de desenvolver aplicações educativas e aplica-las em seu meio profissional e/ou cultural, por isso, o objetivo é ofertar cursos para utilização de jogos educacionais e o desenvolvimento de jogos e aplicativos para plataformas móveis. Espera-se com esta ação de extensão multiplicar a conscientização sobre a importância tecnológica no ambiente escolar e além disso, despertar o interesse em desenvolver aplicações para melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Universidade Federal do Pará – Campus profissional.

R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110, Anexo do Laboratório de Engenharia Elétrica (LEEC), sala 24

Email: lpo.ufpa@gmail.com

Desenvolvido por Flávio Moura

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