Marcos Cesar da Rocha Seruffo – Integrante / Paulo André Ignacio Pontes – Coordenador / Leonardo da Conceição Estevam – Integrante / Bianca Cristina dos Santos Brito – Integrante / Pedro Dimas da Cunha Lima – Integrante.
A proposta deste projeto de pesquisa descrita nesse texto apresenta sua relevância social, visto que o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020, emitido pela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, importante documento da área questiona as principais soluções políticas, os obstáculos à implementação, os mecanismos de coordenação, os canais de financiamento e o monitoramento da educação inclusiva. Pensando nesta problemática é proposto o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel e avaliação de sua usabilidade para jogos educativos adaptados em libras, e assim desenvolver um material acessível a LIBRAS que venha somar no aprendizado não somente da aluna matriculada, mas que seja um material disponibilizado para qualquer outro aluno que possa vir estudar no IFPA e possua a surdez. E uma vez que a educação inclusiva tem vindo a ser reconhecida como uma meta a atingir pelos sistemas educativos em todo mundo, alguns autores sublinham a urgência de criar comunidades de aprendizagem inclusivas para todos alunos (Curcic, 2009; Katz, 2012; 2013; UNESCO, 2009).