Marcos Cesar da Rocha Seruffo – Integrante / Fabiola Pantoja Oliveira Araújo – Coordenador / Yomara Pinheiro Pires – Integrante.
Com o advento das mídias digitais e as rápidas mudanças ocasionadas pela informática e as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs), a forma de interagir com um sistema computacional vem evoluindo significativamente. Antes essa interação era realizada basicamente através do teclado e do mouse. Hoje, os sistemas baseados em computadores podem reconhecer comandos através da voz ou até mesmo através de expressões faciais e gestos. Nesse contexto, o grande desafio consiste em dotar a máquina de aspectos afetivos e cognitivos para manter a interação humano-computador (IHC) o mais amigável e agradável possível. A Computação Afetiva é o campo da informática que leva em consideração as emoções tanto na confecção de hardwares quanto na de softwares. O objetivo da Computação Afetiva (CA) consiste em tornar os ambientes computacionais mais personalizados, incluindo o monitoramento dos estados emocionais da pessoa que está interagindo com um sistema computacional. As emoções podem ser expressas através da fala, expressões faciais, gestos e outras formas não verbais. A análise afetiva da fala refere-se ao comportamento da voz com foco nos aspectos não verbais, ou seja, existem evidências de que algumas emoções estão associadas a reações fisiológicas que produzem uma mudança em como a voz é produzida. Por exemplo, a raiva frequentemente produz mudanças na respiração e aumenta tensão muscular, influenciando a vibração das cordas vocais e a forma do trato vocal, afetando, portanto as características acústicas da fala (PFISTER, 2011). Em Computação Afetiva, uma das formas de analise, das emoções do individuo se dá por meio da análise afetiva da fala. Este projeto objetiva avaliar os aspectos afetivos da voz em ambientes computacionais através de estudos dos aspectos não verbais da fala e integrar o reconhecimento de emoções através da fala a um sistema computacional já desenvolvido por este mesmo grupo, chamada Fourface, que faz a detecção das emoções através das expressões faciais. O intuito é construir gradativamente uma ferramenta completa que avalie as emoções do usuário através da fala, gestos e expressões.