2019 / 2020 – Avaliação da Experiência do Usuário na Interação Humano-Computador através das Emoções

Marcos Cesar da Rocha Seruffo – Integrante / Fabiola Pantoja Oliveira Araújo – Coordenador / Sara das Merces Silva – Integrante / Yomara Pinheiro Pires – Integrante / ARISSA OLIVEIRA NIWA – Integrante.

A interação emocional está relacionada à maneira como nos sentimos e reagimos ao interagir com as tecnologias. Ela abrange diferentes aspectos da experiência do usuário, como nos sentimos quando descobrimos um novo produto, por exemplo, ou até mesmo por que as pessoas se tornam emocionalmente ligadas a determinados produtos. A forma de interagir com um sistema computacional vem evoluindo significativamente, pois antes essa interação era realizada basicamente através do teclado e do mouse e hoje podem reconhecer comandos através da voz, expressões faciais, gestos e outras formas não verbais. Nesse contexto, o grande desafio consiste em dotar a máquina de aspectos afetivos e cognitivos para manter a interação humano-computador (IHC) o mais amigável e agradável possível. A Computação Afetiva é uma área dentro da Computação que tem o objetivo de tornar os ambientes computacionais mais personalizados, incluindo o monitoramento dos estados emocionais da pessoa que está interagindo com um sistema computacional. Este projeto objetiva avaliar os aspectos afetivos da voz e das expressões corporais na interação humano-computador. Para isso serão realizados estudos dos aspectos não verbais da fala e do comportamento físico humano para integrar o reconhecimento de emoções através da fala e da expressão corporal a um sistema computacional já desenvolvido por este mesmo grupo, chamado Fourface, que faz a detecção das emoções através das expressões faciais. O intuito é construir gradativamente uma ferramenta completa que avalie as emoções do usuário através da fala, gestos e expressões corporais.

Universidade Federal do Pará – Campus profissional.

R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110, Anexo do Laboratório de Engenharia Elétrica (LEEC), sala 24

Email: lpo.ufpa@gmail.com

Desenvolvido por Flávio Moura