2021 / Atual – MAYA : Tecnologias inovadoras e disruptivas para prescrever, incentivar e avaliar a prática de atividade física


Integrantes: Marcos Cesar da Rocha Seruffo – Integrante / Denis Lima do Rosário – Integrante / Eduardo Coelho Cerqueira – Integrante / Cristiano Bonato Both – Integrante / Pedro Dal Lago – Coordenador / Jeferson Nobre – Integrante / Helder Oliveira – Integrante.

As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte relacionadas a doenças não transmissíveis. Um dos fatores que impactam significativamente neste número é a falta de engajamento em atividades relacionadas com a prevenção focada em grupos de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, assim como o acompanhamento do ciclo de tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares já diagnosticadas. A utilização efetiva da prescrição de exercícios para reabilitação de pacientes com doenças cardiovasculares melhora significativamente a qualidade de vida e reduz radicalmente os índices de mortalidade. Neste sentido, o desenvolvimento de estratégias para aumentar a aderência e, consequentemente, o tempo de atividade física da população como um todo torna-se uma meta fundamental para a saúde da população. Diversos avanços tecnológicos recentes como a Internet das Coisa e redes de sensores, podem prover uma melhoria no monitoramento e prescrição de atividade física. Tais avanços podem ser integrados a fim de prover biofeedbacks sobre as atividades físicas prescritas, os quais podem ser acessados através de smartphones. O objetivo geral do projeto MAYA é desenvolver e implementar tecnologias inovadoras, disruptivas e seguras para aumentar a adesão de atividades físicas prescritas e monitorar a resposta de variáveis fisiológicas, durante as atividades físicas para prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. O projeto MAYA propõe superar este desafio através de três abordagens integradas: (i) o uso de aplicações com um sistema de gamificação para aumentar a adesão dos usuários; (ii) a utilização de um sistema de biofeedback para o monitoramento das atividades físicas prescritas; e (iii) implantar e testar um sistema protótipo na UFCSPA.

Universidade Federal do Pará – Campus profissional.

R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110, Anexo do Laboratório de Engenharia Elétrica (LEEC), sala 24

Email: lpo.ufpa@gmail.com

Desenvolvido por Flávio Moura

Pular para o conteúdo