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Marcos Cesar da Rocha Seruffo - Coordenador / Lourival Leite Cavalcante Junior - Integrante / Daniel da Silva Souza - Integrante / Izanélia Pinheiro de Sousa - Integrante / Ricardo Arthur Pereira Magalhães - Integrante / Renan Patrick de Carvalho Marçal - Integrante / Pedro Luiz Cumino - Integrante / Heitor Monteiro da Silva Sobral - Integrante / IGOR WENNER SILVA FALCÃO - Integrante.

O projeto em questão foi contemplado com os editais Monitoria 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 da UFPA. O objetivo deste projeto é desenvolver no aluno-monitor a habilidade de utilização de serviços oferecidos pelas camadas do modelo OSI, utilizando plataforma livre para administração, gerência, avaliação de desempenho e segurança de sistemas computacionais. Além disto, há a aproximação do discente com o planejamento das disciplinas, fazendo com que o aluno deixe de ser um simples receptáculo de informações e passe a ser um colaborador na geração de conteúdo.


Marcos Cesar da Rocha Seruffo - Integrante / Marcelino Silva - Coordenador / Lúcio Leandro Cruz de Oliveira - Integrante.

O celular, antes causador de punição quando usado em ambiente escolar, hoje ocupa de forma gradativa seu lugar dentro das salas de aula, pois, entendeu-se a necessidade e valorização, quando utilizado da maneira correta e comedida, ou seja, como agregador. Em 2016, 52% das escolas do Brasil utilizavam o aparelho celular em alguma atividade com seus alunos. [Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), 2017], sabendo disso, é de extrema importância conscientizar a população sobre os benefícios de utilizá-lo para fins educacionais e como conseguir aplicar ações educacionais como essas, por isso, é necessário capacitar profissionais de diversas áreas para conseguirem criar cada vez mais aplicações mobile. Aliado ao exposto, este projeto visa prosseguir capacitando tecnologicamente profissionais que querem realizar ações educativas com a sociedade, tendo como objetivo orientar estudantes e profissionais sobre as formas de desenvolver aplicações educativas e aplica-las em seu meio profissional e/ou cultural, por isso, o objetivo é ofertar cursos para utilização de jogos educacionais e o desenvolvimento de jogos e aplicativos para plataformas móveis. Espera-se com esta ação de extensão multiplicar a conscientização sobre a importância tecnológica no ambiente escolar e além disso, despertar o interesse em desenvolver aplicações para melhoria da qualidade de vida da sociedade.


Marcos Cesar da Rocha Seruffo - Coordenador / Lúcio Leandro Cruz de Oliveira - Integrante / Aline Carolina Castro Mota - Integrante / Dilma do Socorro Moraes de Souza - Integrante.

A doença de Chagas é uma injúria causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, tendo como principais formas de transmissão: vetorial e oral. A doença de Chagas, ainda é uma enfermidade preocupante no Brasil devido à sua alta taxa de contaminação, principalmente na região Norte do país. De acordo com os dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2018 sobre a doença, no Brasil há pelo menos um milhão de pessoas infectadas e a média da incidência anual no Pará foi de 2,9 casos/100 mil habitantes, sabendo disso, é de extrema importância conscientizar a população das formas de prevenção e tratamento da doença. Aliado ao exposto, dispositivos móveis vem sendo utilizados para as mais diversas finalidades, dentre estas, utilização de jogos educacionais que visem conscientizar ações como a de combate à doença de Chagas. Este projeto é parte integrante do ?Programa interdisciplinar para atendimento ao portador de doença de Chagas do Hospital Universitário João de Barros Barreto? e trata-se uma parceria entre docentes e discentes da Faculdade de Engenheira da Computação e Telecomunicações e docentes e discentes da Faculdade de Medicina, e visa ofertar oficinas para desenvolvimento de jogos educativos para plataformas móveis, apresentando como estudo de caso o desenvolvimento de um jogo educativo para o combate à doença de Chagas. Espera-se que este projeto seja capaz de multiplicar ações de conscientização sobre a doença e além disso, desperte nos participantes o interesses para desenvolvimento de jogos e o uso desta ferramenta em ações de melhoria da qualidade de vida.


Marcos Cesar da Rocha Seruffo - Coordenador / Matheus de Sousa Siqueira - Integrante / Pedro Barbosa de Sousa Filho - Integrante.

O Restaurante Universitário (RU) é vinculado à Pró Reitoria de Administração (PROAD) e atende a Comunidade Universitária com o fornecimento de refeições subsidiadas pela UFPA, desempenhando assim um importante papel nas metas da assistência estudantil. As unidades do RU no campus Belém, recebem um grande número de usuários por dia. Em horários de pico, o fluxo intenso gera longas filas de espera, podendo causar a desistência da utilização do serviço pelos usuários. Diante disto, este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema que mostra (em tempo real) o tamanho da fila do RU, podendo ser acessado pelos usuários através do site do RU, para conhecimento do tempo de espera estimado. Também será adicionado ao sistema um ?contador de usuários?, gerando relatórios e dados que serão armazenados em um banco de dados para fins administrativos e de pesquisa.


Marcos Cesar da Rocha Seruffo - Coordenador / Joahannes Bruno Dias da Costa - Integrante / Daniel da Silva Souza - Integrante / Luiz Venicio Pedrosa Conceição - Integrante / Waldemar Landy - Integrante / Édylle Landy Oliveira - Integrante / Juliano Padilha - Integrante / Sarah Mercês - Integrante

Este projeto tem como objetivo oferecer oficinas e palestras referentes ao desenvolvimento mobile, ou seja, a criação de aplicativos para dispositivos móveis como smartphones e tablets, a partir dos esforços que já vem sendo empregados pela Faculdade de Computação do Campus Castanhal no que se refere à extensão das atividades acadêmicas junto ao público interno e externo da Universidade. Desta forma, se pretende despertar - nos alunos que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas - a familiaridade com o desenvolvimento de novas tecnologias, incentivando a produção de conhecimento/conteúdo e o ingresso nos cursos de Sistemas de Informação e/ou Engenharia de Computação. Além disso, os cursos também serão oferecidos para alunos da Universidade Federal do Pará, visando complementar as competências curriculares. Edital Pibex 2015.

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Universidade Federal do Pará – Campus profissional.

R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110, Anexo do Laboratório de Engenharia Elétrica (LEEC), sala 24

Email: lpo.ufpa@gmail.com

Desenvolvido por Flávio Moura

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